quarta-feira, 16 de maio de 2007

Turismo, Viagens,Excursões e Hotelaria.

CONAR: ANEXO "N" - Turismo, Viagens, Excursões, Hotelaria

Além de atender às provisões gerais deste Código, a propaganda de Turismo, Viagens, Excursões e Hotelaria: Deverá ser concebida de tal forma que se evitem desapontamentos para o Consumidor. Portanto, no caso particular de Excursões, o material publicitário - sejam anúncios, sejam folhetos e prospectos - deve fornecer dados precisos no tocante aos seguintes aspectos:

a. a firma ou organização responsável pela Excursão;

b. o meio de transporte, nome da empresa transportadora, tipo ou classe de avião, dados sobre o navio ou outro meio de transporte;

c. destinos e itinerários: d. duração exata da Excursão e o tempo de permanência em cada localidade;

e. o tipo e o padrão das acomodações de Hotel e as refeições porventura incluídas no preço-pacote;

f. quaisquer benefícios incluídos, tais como passeios, etc.;

g. o preço total da Excursão - pelo menos em seus limites máximo e mínimo - com indicação precisa do que está ou não incluído (traslados de e para aeroportos e hotéis, carregadores, gorjetas, etc).

h. condições de cancelamento.

Código Britânico - The British Code of Advertising, Sales Promotion and Direct Marketing (The Committee of Advertising Practice -CAP)

- Não possui conteúdo diretamente ligado ao turismo

- Serviços: disponibilidade, ofertas, garantias. - A publicidade apresentando ofertas especiais de viagens deve deixar explícito e claro que as ofertas podem ser extremamente limitadas. (preços “a partir de”)

- Reclamações do público quanto às ofertas limitadas.

Código Argentino – Código de Ética y Autorregulación Publicitária (CONARP) CATEGORIAS ESPECIALES Art. 32°

En consideración de aquellos productos y servicios que por su naturaleza requieren en su comunicación un tratamiento especial, se deberá cuidar la redacción y presentación de los respectivos mensajes publicitarios, según las categorías de aquellos, como en los casos que se enuncian a continuación:
2. Turismo: todo mensaje o material publicitario que ofrezca servicios turísticos, mencionando el
precio de los mismos, debe informar con exactitud la naturaleza y alcance de los mismos.


-tipo ou classe de avião, dados sobre o navio ou outro meio de transporte;
- condições de cancelamento



















-nome da empresa transportadora, tipo ou classe de avião, dados sobre o navio ou outro meio de transporte;
-duração exata da Excursão e o tempo de permanência em cada localidade;
-condições de cancelamento.













-o meio de transporte, nome da empresa transportadora, tipo ou classe de avião;
-duração exata da Excursão e o tempo de permanência em cada localidade;
-o tipo e o padrão das acomodações de Hotel e as refeições porventura incluídas no preço-pacote;
-quaisquer benefícios incluídos, tais como passeios, etc;
-o preço total da Excursão – com indicação do que está incluído.










-o tipo e o padrão das acomodações de Hotel;
- quaisquer benefícios incluídos, tais como passeios;
-condições de cancelamento

































Anúncio refeito segundo as especificações:





















Nenhum comentário: